Taís Bandeira
16/03/2014
foto: Joaquim Araújo
TAÍS BANDEIRA, soprano
Soprano premiada com o primeiro lugar do Concurso de Canto Maria Callas, Festival Aldo Baldin e do Concurso Carlos Gomes Estímulo para Jovens Cantores Líricos, iniciou sua carreira no Festival Amazonas de Ópera. Nos últimos anos excursionou por São Paulo com a Ópera Curta, projeto da Casa da Ópera e do Governo do Estado de São Paulo interpretando Musetta (Puccini),Micaëla (Bizet) e Violetta (Verdi). Foi protagonista do Brazil Inside Out, da BBC de Londres e cantou em diversas províncias do Japão e nos EUA, neste sob a regência do Mº Plácido Domingo.
Em Coimbra (Portugal), além de cantar com a Orquestra Clássica do Centro, fez um recital antológico de música brasileira, acompanhada pelo Mº Luís Gustavo Petri na Biblioteca Joanina, apresentando canção composta por eles especialmente para o evento intitulada Beijo Atlântico Brasileiro, título do recital. É Mestra em Música pela UNESP com pesquisa inédita sobre o cancioneiro de Arnaldo
Rebello e teve sua educação vocal conduzida por Benito Maresca, Martha Herr e Laura de Souza. Cantou e produziu em Minas Gerais o espetáculo “Afro Brazil ” no Dia da Consciência Negra junto com seus alunos de canto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde é professora.
Debutou em 2013 no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do Mº Victor Hugo Toro interpretando Rosália, da opera Jupyra (Francisco Braga). No mesmo ano, cantou no Festival de Campos de Jordão com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos sob a regência do Mº L. G. Petri.