Xavier Inchausti
21/06/2013
XAVIER ALEJANDRO INCHAUSTI – Violino
Nasceu em Bahia Blanca, Argentina, em 1990. Mestrado pelo Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, e pelo Internacional Violin Oficina Eilon Keshet na Galiléia Ocidental de Israel, estudou com Elmar Oliveira, Kaler Ilya, Askin Sihat, Taub Haim, Baswell John, Gintoli Rafael e atuou junto ao maestro Shlomo Mintz.
Entre 2011-2012 foi aluno no curso da Escola Superior de Música Reina Sofía, em cátedra de Violino com a Professora Titular Ana Chumachenco.
Em 2009 foi semifinalista do “International Violin Competition Sion Valais” Suiça, e ganhou o prêmio Ginastera do “Concurso Internacional de Violín Buenos Aires”
Em 2010 foi 1º lugar, por aclamação popular, no “Concurso Internacional de violino “Dr. Luis Sigall” de Viña del Mar (Chile).
Atuou junto à orquestra Filarmônica Buenos Aires, Sinfônica Nacional da Argentina, Sodre, Berlín, Chile, Ucrânia e Moscou, Pressbaum Musikverein, e a Filarmônica de Sarajevo. Participou da Semana Musical de Bariloche, Semanas Musicais de Frutillar, Festival Internacional do Ushuaia e em Mozarteum Argentino. Tem realizado concertos de Beethoven, Shostakovich, Brahms, Sibelius, Berg e Stravinski, entre outros, e realizado todos os ciclos de “Os caprichos de Paganini”, além das sonatas de Eugène Ysaÿe e as sonatas e partes de Bach.
Foi membro da Orquestra Sinfônica Freixenet, sob regência de Pablo González, e da Camerata E.ON da Escola Superior de Música Reina Sofía, com a qual já se apresentou como solista sob a batuta de Günter Pichler. Faz parte do Grupo Brahms Mundial, sob a tutela de Marta Gulyás, professora do Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid.
http://www.xavierinchausti.com.ar/