1 | 2 | 3 | 4

Sinfônica e Zizi Possi levam 6 mil em show para o Dia das Mães

12/05/2024

Apresentação na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral também arrecadou doações para o Rio Grande do Sul
fonte: www.campinas.sp.gov.br


Zizi Possi com o maestro da Sinfônica, Carlos Prazeres

A cantora Zizi Possi e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas marcaram a véspera do Dia das Mães no calendário da cidade com a realização de um concerto emocionante, de pura energia e intensa participação de público na noite deste sábado, 11 de maio. O concerto reuniu 6 mil pessoas em uma hora e quinze minutos de apresentação. 

Quem foi à Concha Acústica do Taquaral se emocionou com Zizi, que por sua vez, falou com o seu público e cantou os seus sucessos com o coro da plateia. O show teve acessibilidade com intérprete de libras. 

O concerto começou com a peça Intermezzo da ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni. O maestro Carlos Prazeres escolheu essa peça porque, para ele, Zizi sempre se diferenciou com sua voz "que vem do seu âmago, das profundezas do seu ser". "Ela sente de fato o que está cantando", disse. Foi a deixa para Zizi entrar.

Considerada como uma das maiores divas da MPB, Zizi Possi tem mais de 45 anos de carreira dedicada à música brasileira. É dona de uma voz excepcional, com afinação impecável e dramaticidade intensa. Zizi mostrou a que veio.

Ela falou com o público, com o maestro e emocionou a plateia, com sucessos como "Per Amore", "Bom Dia", "Começo, Meio e Fim", "Caminhos de Sol", "Fly Me To The Moon", "Proposta", entre outras.

"Tenho que ficar de olho na mãozinha do maestro", dizia quando ela terminava uma música e começava outra. Zizi Possi fez um show memorável unindo o clássico e a MPB. Ela elogiou o maestro que, segundo suas palavras, Prazeres é um dos raros maestros que transita "com maestria" entre o popular e o erudito. Para completar o elogio, disse ao público: "É muito bom fazer coisa boa com gente legal". 

Outro momento marcante foi na hora de cantar "A Paz". O público ligou a lanterna dos seus celulares e a Concha se iluminou com uma energia que tomou conta de tudo e de todos. "Foi muito forte ver daqui essa energia, essa luz. Foi muito bonito. Essa energia eu vou mandar para o Rio Grande do Sul", disse ela. 

O público também soltou a voz na música "O que é, o que é", de Gonzaguinha. Zizi e Orquestra foram aplaudidos em pé. Maravilhosa, gritavam os fãs. Zizi retribuía: "Vocês são muito carinhosos". Zizi ganhou de uma fã um desenho e como agradecimento disse: "Que gente talentosa que tem essa cidade".

O maestro, os músicos e Zizi foram aplaudidos pelo público que ficou em pé após Prazeres pedir um "Viva à Sinfônica de Campinas, orgulho dessa cidade".

Crédito: Firmino Piton
Público no show de Zizi Possi com a Sinfônica de Campinas


Doações para o Rio Grande do Sul

Antes do concerto começar, o diretor da Orquestra, Wanilton Mahfuz, pediu uma salva de palmas às mães presentes. "Muito obrigado a todos vocês que vieram. Queremos oferecer um concerto muito especial com uma cantora que também é uma mãe muito querida".

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu o público que escolheu compartilhar o Dia das Mães na celebração com a Orquestra. Ela destacou que "é um orgulho da cidade ter esse patrimônio da Sinfônica" e que o concerto "é um presente dos 250 anos, dos 95 anos da Sinfônica, do Dia das Mães".

O concerto arrecadou doações para o Rio Grande do Sul. O presidente da Associação dos Músicos da Sinfônica, Mário Marques, explicou que a Associação dos Músicos da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre necessita de ajuda. "Sensibilizados com os nossos colegas de Porto Alegre e com a causa, estamos fazendo um esforço para a arrecadação das doações". 

O concerto terminou com a música "Perigo", que diz "Perigo é ter você perto dos olhos, mas longe do coração". Zizi agradeceu a todos: "Muito obrigada, Campinas".

Selo: Sinfônica 95 anos
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014, e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira. Acompanhe as novidades deste ano de celebração clicando na imagem acima.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951