Walter Finatto Ansante [Solista I]
Walter Finatto Ansante [Solista I]
Mestre em Música (violino) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou seus estudos de violino aos 8 anos de idade no Conservatório Carlos Gomes onde por ocasião de sua formatura recebeu a medalha Ordem do Coreto, prêmio este concedido aos alunos de maior destaque.
Estudou com os professores: Elisa Fukuda, Cecília Guida, Natan Schwartzman, Frederico Barreto, Moacyr Del Picchia, Maria Vischnia e Erich Lehninger.
Participou de Master Classes sob orientação dos professores: Haldan Martinson (EUA), Eva Szekely (EUA), Natalia Alenitsyna (Rússia), e Yang Liu (China).
Participou de festivais de música em Tatuí, Londrina e Campinas (Unicamp) e de vários concursos de música dentre os quais se destaca o prêmio de 2º lugar no Concurso Paulo Bosísio em Juiz de Fora em 2001.
Foi 1º violino do Quarteto de São José dos Campos e Spalla da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.
Como solista apresentou-se à frente das seguintes orquestras: Sinfônica de Campinas, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica de Americana, Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra de Câmara de Campinas, Filarmônica de Campinas e Orquestra de Câmera da Metrocamp.
Atuou como Spalla ou Solista junto aos Maestros: Karl Martin (Suíça), Aylton Escobar, José Maria Florêncio, Victor Hugo Toro (Chile), Roberto Tibiriçá, Ligia Amadio, Cláudio Cruz, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi (Itália), David Del Pino Klinge (Peru), Gianluca Martinenghi (Itália), Lanfranco Marcelletti, Renchang Fu (China), Elena Herrera (Cuba), Enrique Diemecke (México) entre outros.
Também atuou como Spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara Paulista e Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Na Orquestra Sinfônica de Campinas ocupa a posição de Solista I e desde 2006 tem atuado como Spalla. Junto a Orquestra participou de turnês nacionais e internacionais da Orquestra e da gravação de vários CDs.
Em 2009, participou do Festival de música em Bled (Eslovênia), na classe do professor Roman Simovic (Rússia).
Em 2013, participou de um curso de aperfeiçoamento na Buenos Aires, com o professor Xavier Inchausti (Argentina).
Durante os anos 2017/2018 fez um curso de performance em Viena na Universidade Privada de música e arte de Viena (Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien), antigo Conservatório de Viena, na classe do professor Amiram Ganz.