Sílvia Pinotti (corne-inglês) [Solista Especial]
Sílvia Pinotti (corne-inglês) [Solista Especial]
Iniciou estudos musicais na Escola de Música de Piracicaba Maestro “Ernst Mahle” (EMPEM) - piano com Adelina Pinotti, Maria Helena Ferraz e oboé com Luis Carlos Justi. Foi ainda aluna dos oboístas Carlos Coelho, Ricardo Rodrigues e Walter Bianchi. Aluna de canto da Profa. Dra. Niza de Castro Tank.
Lecionou Oboé na EMPEM (1986 a 1999) e Percepção Musical nos cursos “Ensinando o Brasil a Cantar” (Fundação VITAE) e nos da Associação Cultural Gramado/RS (1989 a 1998).
Bolsista da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 1983/84 (prêmio do Festival de Campos do Jordão) e 1ª colocada no VI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil. Participou de festivais em Campos do Jordão, Tatuí, Gramado, Rio de Janeiro e Brasília. Integrou como 1º oboé as Orquestras Municipal de Americana e Filarmônica de Piracicaba. Atuou como solista - oboé e corne-inglês - sob a batuta dos maestros Ernst Mahle, Benito Juarez, Cíntia Pinotti, Carlos Fiorini, Parcival Modolo, Ligia Amadio e Karl Martin.
Participou como solista de oboé das montagens da ópera "Liturgia no Espaço" de Jocy de Oliveira. Na sua carreira musical participou de diversas montagens como atriz e músico solista – curta metragem “O Quarteto” (1987) de Lauro Pinotti – e solista soprano, destacando as óperas "A Moreninha" (1992) e "O Garatuja" de Ernst Mahle (2006); o musical “Allexandrina in Concert” de Marly Perecin e Lauro Pinotti (2008); a burleta de costumes "Forrobodó" de Chiquinha Gonzaga (2001 e 2004) e o musical “Reboliço na Fazenda São João” com músicas regionais de Chiquinha Gonzaga (ESALQ/USP 2013).
Graduada em oboé pela UNICAMP e Pós-Graduada em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretiano. Integrante do Madrigal DECASOM/Profa. Dra. Niza de Castro Tank de 1987 a 2017. Membro da Academia Campineira de Música. Oboísta e Corne-Inglês da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1989. Condecorada com a Medalha Carlos Gomes em 1992 pela Câmara Municipal de Campinas. Tem peças de concerto dedicadas a ela pelos compositores Ernst Mahle (Concertino para Corne-inglês 1999) e Raul do Vale (Tamarindo).