Um pouco de Edvard Grieg

Edvard Grieg (Bergen, Noruega, 1843-1907)

No Outono, Abertura

Em 1858 a família Grieg recebeu a visita do violinista norueguês Ole Bull, que sugeriu ao jovem Edvard que fosse estudar no Conservatório de Leipzig, fundado por Mendelssohn alguns anos antes. Após terminar seus estudos nesta escola voltou para sua cidade, mas sendo esta acanhada para seus projetos, mudou-se para a Copenhague na Dinamarca.

Nesta altura Grieg já tinha escrito várias obras, mas nunca as apresentara em público. O amigo e compositor dinamarquês Rikard Nordraak havia criado a Sociedade Euterpe com a finalidade de apresentar novos talentos e foi neste local que Grieg apresentou duas peças que mais tarde iriam integrar as famosas Danças Sinfônicas.

Após compor diversas peças, em 1865 viajou para Roma e ali compôs sua primeira obra para orquestra sinfônica, a Abertura de Concerto No Outono. O título faz referência ao nome de uma canção utilizada como tema da abertura chamada Tempestade de Outono.

Cheio de entusiasmo, Grieg mostrou a obra ao compositor dinamarquês Niels Gade, que a achou “um lixo” e arrematou: “Vá para casa e escreva algo melhor.” Algum ano depois, já recuperado de tão rude comentário, reescreveu a peça e a apresentou em um concurso da Academia Sueca em versão para dois pianos. Além de vencer a competição, teve o prazer de ver Gade, que fazia parte do corpo de jurados, reconhecer que sua avaliação fora equivocada.
 

Parcival Módolo traz o som do "Sol da meia noite" para Campinas.

Maestro, Coro e Solistas.

Os Compositores - Johannes Brahms

Os Compositores - Gabriel Fauré