Maestro da Orquestra Nacional de Cuba rege a Sinfônica Municipal de Campinas

A Orquestra de Campinas recebe o Maestro Enrique Pérez Mesa para os concertos de 15 e 16 de novembro na Sala Luis Otávio Burnier, do Centro de Convivência, em concerto que reúne três grandes nomes da música do século XIX, como o russo A. Borodin, o tcheco B. Smetana e o alemão J. Brahms.


Fachada do Teatro Karl Marx em Havana, onde a Orquestra Nacional de Cuba se apresenta.

Neste teatro onde a Orquestra Nacional de Cuba se apresenta, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, mostrou  julho de 2007, o espetáculo “Sinfonia Ecológica Brasileira”, que foi muito bem recebido pela crítica e público local. O teatro possui cinco mil lugares e tem uma agenda bastante disputada para as mais variadas manifestações artísticas e culturais, tanto de Cuba, como de outros países.

Agora a Sinfônica de Campinas recebe o Maestro Enrique Péres Mesa para reger o concerto dos dias 15 e 16 de novembro, na Sala Luis Otávio Burnier, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes . As músicas são de importantes compositores do século XIX.

Enrique Mesa, conhecedor da música brasileira recebeu o prêmio “Cubadisco 2007”, por gravação de obra de Heitor Villa Lobos. O júri do “Cubadisco 2007”, presidido pelo maestro Roberto Valera, decidiu outorgar o Grande Prêmio da 11ª Feira a Cinco concertos para piano e orquestra de Heitor Villa-Lobos (Colibrí) e O CD de Villa-Lobos também obteve prêmios nas categorias de música sinfônica e gravação in situ.

Segundo o “Portal Inverta”, informativo do Órgão Central do Partido Comunista Marxista-Leninista, o projeto teve início com uma travessia de cinco anos, iniciando os trabalhos sobre as partituras originais, graças à cortesia do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

Depois, a seleção dos pianistas que fariam o estudo e os concertos, “difíceis de serem executados, porque existem muitos interesses ao mesmo tempo, muitas melodias e muitos temas, o que os torna mais difíceis para o pianista e para o ouvinte”.

Estes concertos para piano de Villa-Lobos foram acompanhados magistralmente pela Orquestra Sinfônica Nacional, dirigida pelo maestro Enrique Pérez Mesa.



Para o maestro Harold Gramatges, um dos mais relevantes compositores latino-americanos e Prêmio Especial neste Cubadisco, considerou: “A idéia de oferecer a série completa de uma obra tão importante na cultura latino-americana e universal de um compositor como Heitor Villa-Lobos significa um acontecimento na vida musical e cultural do país”.


Pérez Mesa, durante ensaio com a Sinfônica de Campinas

Programa
A. Borodin – Danças Polovitsianas nº 17
Bedrich Smetana - Vltava (O Rio Moldau)
Johannes Brahms - Sinfonia nº 2
Regente: Enrique Perez Mesa

SERVIÇO: Concerto Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
             Dias 15 (sábado) 20 horas e 16 (domingo) 11 horas
LOCAL: Centro de Convivêcia Cultural Carlos Gomes
Sala Luis Otávio Burnier
Praça Imprensa Fluminense s/nº
Cambuí–Campinas- SP
Ingressos: Inteira - R$ 20,00 -   Meia  - R$ 10,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)
Telefones: Bilheteria – 19 3232 4168
                Sinfônica-   19 3237 2730
Nosso site: www.osmc.com.br

 
 

Compositores Vidas e Obras

Regente Enrique Pérez Mesa

Concurso na Sinfônica de Campinas

Sons de Bhrams, Smetana e Borodin