ALEXANDRE KLEIN - REGENTE E SOLISTA
Alex Klein – regendo a Sinfônica de Campinas
Alex Klein, gaúcho de Porto Alegre, aos nove anos de idade já decide seu instrumento de preferência; o oboé. E é com esse instrumento que faz solo na obra de Mozart, “Concerto para oboé, em Dó Maior, k.314”. O regente e instrumentista se define como bem humorado, perfeccionista, otimista e apaixonado pelo Brasil. O Notas Musicais mostra mais um pouco sua vida e trajetória.
Alex Klein
Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo - Oferenda Musical, Alex Klein é também Maestro do Festival Sunflower (Kansas, EUA), Maestro do Festival de Música de Saint Berthélémy (Antilhas Francesas), Diretor Artístico do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) e se apresenta regularmente como regente convidado e solista junto às melhores orquestras ao redor do mundo.
É vencedor do primeiro prêmio no Concurso Internacional de Genebra – um dos mais prestigiosos do cenário musical. Além de Genebra, Klein venceu o Concurso Internacional de Oboé de Tóquio, Concurso Internacional de Oboé Fernand Gillet (EUA), Concurso Jovens Solistas do Festival de Música de Aspen, Concurso do Conservatório de Música de Oberlin (EUA), Concurso Internacional Primavera de Praga e Concurso Internacional de Oboé de Nova York. No Brasil, Klein também venceu os mais importantes concursos, como Jovens Solistas da OSESP, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Jovens Solistas da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e Concurso Nacional de Piracicaba.
De 1995 a 2004 ocupou o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, apresentando-se também como solista da Orquestra da Filadélfia e da Suisse Romande, e dividindo o palco com solistas como os violinistas Pinchas Zukerman e Itzhak Perlman. Dentre os maestros com quem já atuou, destacam-se Daniel Barenboim, Pierre Boulez, Sir Georg Solti e Plácido Domingo.
Sua extensa discografia inclui os oito concertos para oboé e cordas de Vivaldi, obras de Schubert, Hummel, Tellemann, Bach, Albinoni, Britten, Martinu, Strauss, Bliss etc.
Em 2002 Klein recebeu o Prêmio Grammy como melhor solista instrumental com orquestra pela sua gravação do Concerto para Oboé e Pequena Orquestra de Richard Strauss sob regência de Daniel Barenboim, com a Orquestra Sinfônica de Chicago.
Foi Diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba entre 2001 e 2005 e participa regularmente de grandes festivais internacionais como o Instrumenta Verano (México), Festival de Oboé Alex Klein realizado na China, Festival de Música de Aspen (EUA), Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira (Portugal), Festival de Música do Pacífico (Japão), Festival de Música de Santa Fé (EUA), dentre muitos outros.
Alex Klein ministra masterclasses na Juilliard School of Music, nos Conservatórios Nacionais de Paris e Lyon (França) e no Conservatório Central de Música de Pequim (China).
Alex Klein - Perfeccionista
|