CONCERTO ESPECIAL - SOLISTAS
O Notas Musicais mostra um pouco sobre as carreiras dos solistas Paulo Ronqui, Silvia Pinotti e Samuel Lima, que são músicos efetivos da OSMC.
Paulo Ronqui – Trompete
Membro do grupo Metallumfonia onde realiza intensa pesquisa no repertório de câmara para metais, é doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Concluiu seu mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) no ano de 2002. Em 1998 graduou-se em Música Popular Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.
No ano de 2004 foi vencedor do I Concurso de Música de Câmara promovido pela UNICAMP. Em maio de 2003 venceu o I Concurso Nacional para Trompete Solo promovido pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
De sua discografia, destacam-se os discos: 2004 – Paulicéia – obras paulistas para trompete solo. CD independente; 2004 - Campinas de Todos os Sons – gravado junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; 2002 – Obras para Trompete Solo Escritas por Compositores Paulistas – CD independente designado à complementação da dissertação de mestrado; 2001 – Sol e Pedra – Grupo Trompetando – independente. 1999 – Episódio Sinfônico – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – Gravadora Eldorado.
É integrante efetivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, onde possui a cadeira de Solista Especial e do Grupo Metallumfonia. Na área acadêmica, é professor de trompete do CEEC de Indaiatuba e de Teoria Musical na Comunidade Canção Nova de Cachoeira Paulista.
Silvia Pinotti – Corne Inglęs
Iniciou estudos musicais na Escola de Música de Piracicaba Maestro 'Ernst Mahle”(EMPEM) - piano com Adelina Pinotti, Maria Helena Ferraz e oboé com Luis Carlos Justi. Foi ainda aluna dos oboístas Walter Bianchi e Ricardo Rodrigues. Lecionou oboé na EMPEM e percepção musical nos cursos “Ensinando o Brasil a Cantar”(Fundação VITAE) e nos da Associação Cultural Gramado/RS (1989 a 98).
Bolsista da Secretaria de Estado da Cultura 1983/84 (prêmio do Festival de Campos do Jordão) e 1ª colocada no VI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil. Participou de festivais em Campos do Jordão, Tatuí, Gramado, Rio de Janeiro e Brasília.
Integrou como 1º oboé as Orquestras Municipal de Americana e Filarmônica de Piracicaba. Atuou como solista - oboé e corne-inglês - sob a batuta dos maestros Ernst Mahle, Benito Juarez,Cíntia Pinotti,Carlos Fiorini e Parcival Modolo.
Participou como solista das montagens das óperas: "Liturgia no Espaço" de Jocy de Oliveira (oboé solo), e como solista soprano em "A Moreninha" e "O Garatuja" de Ernst Mahle, na burleta "Forrobodó" de Chiquinha Gonzaga e no musical “Allexandrina in Concert” de Marly Perecin e Lauro Pinotti .
Graduada em oboé pela UNICAMP. Oboísta e Corne-inglês da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1989. Integrante do Madrigal DECASOM. Membro da Academia Campineira de Música. Tem peças de concerto dedicadas a ela pelos compositores Ernst Mahle (Concertino para corne-inglês 1999) e Raul do Vale (Tamarindo).
Samuel Lima - Violino
Natural de São Paulo, capital, iniciou seus estudos musicais aos 09 anos de idade. Dentre as principais instituições musicais, destacam-se: Escola Municipal e Artes da USP, onde cursou violino e regência.
Estudou com vários violinistas renomados, dentre eles : Maria Vishnia, Jorge Salim, Miha Pogacnich, Erich Lehninger, Gerd heidenecker, entre outros.
Atuou como solista e spalla das Orquestras : Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara de Campinas e de S.José dos Campos ,Sinfônica de Sorocaba .
Participou em festivais de música no Brasil e exterior, destacando-se entre eles: Festival de Campos do Jordão e Sommermusikakademie Hundisburg (Alemanha), atuando na Orquestra Internacional do festival de Berlim.
É músico efetivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas , atuando como chefe naipe dos violinos. Também é membro do Quarteto D’arcos, professor e regente da Orquestra de cordas do Conservatório Carlos Gomes, professor e spalla da Orquestra Câmara do Vale do Paraíba.
|