MONUMENTO
O guardião cultural de Campinas
O túmulo de Carlos Gomes não deixa os campineiros esquecerem quem foi esse grande compositor, que trouxe Campinas à tona no cenário mundial
Monumento túmulo de Carlos Gomes, na rua Barão de Jaguará, em Campinas
Ali repousa um mestre. Mais do que um simples monumento, o túmulo de Antônio Carlos Gomes deixa viva a lembrança de um homem que elevou Campinas ao status de município do mundo. Isso mesmo, mundial. Porque o sucesso e a admiração pelo maestro quebraram as barreiras geográficas da Cidade das Andorinhas. Mais que isso, não se restringiram apenas aos limites do Brasil. Carlos Gomes é conhecido e venerado em qualquer lugar do planeta em que a música clássica é estudada.
A batuta na mão e o olhar distante, rumando o horizonte, dão à replica do compositor a condição de guardião. Pelo menos naquele ponto da rua Barão de Jaguará, não tem como dividir a atenção com ele. Só dá Carlos Gomes.
Monumento na década de 80: mudanças no túmulo e nas redondezas do bairro
Portanto, aproveitando o gancho de setembro em que é celebrado o Mês Carlos Gomes, invista alguns minutos do seu dia e visite o túmulo do maestro. Só estando naquela posição, olhando de baixo o maior compositor campineiro, é possível sentir a energia transferida por ele.
Depois disso, escreva sobre suas sensações e mande para o Notas Musicais. Seu texto pode ser publicado na próxima edição deste informativo.
|