OPERA CONDOR

Sinfônica executa Condor, a última ópera de Carlos Gomes

As apresentações acontecem nos dias 4, 5 e 6. O evento marca o início do mês Carlos Gomes, que contará com programação especial em setembro

Em comemoração ao início do mês Carlos Gomes, a Orquestra Sinfônica de Campinas realiza apresentação especial nos próximos dias 4, 5 e 6. A obra é Condor, que será executada em forma de “Cortina Lírica”. A regência será de Luiz Fernando Malheiro. Para a execução, a OSMC terá a participação do tenor Juremir Vieira, da soprano Janete Dornellas, da também soprano Cláudia Azevedo e da mezzo-soprano Juliana Parra.

Segundo a professora e doutora em música Lenita W. M. Nogueira, a ópera Condor apresenta duas peculiaridades frente ao resto da produção de Carlos Gomes. Em primeiro lugar, esta foi sua última ópera. Depois dela, a única composição de vulto de Carlos Gomes foi Colombo, que não é uma ópera e sim um poema vocal-sinfônico. A segunda peculiaridade que destaca essa obra é que ela foi a única encomenda que Carlos Gomes recebeu durante toda a sua carreira. Por volta de 1890, Carlos Gomes, além de já sentir os sintomas da doença que o mataria em poucos anos, vivia um péssimo momento financeiro. Após uma série de percalços, sua ópera anterior, Lo Schiavo, foi representada no Rio de Janeiro em 1889, mas, por problemas judiciais, nunca conseguiu que ela fosse encenada na Itália. Assim, o convite dos empresários Cesare e Enrico Corti, que representavam a editora Sonzogno na temporada 1890-91 do Teatro alla Scala de Milão, trouxe, além dos ganhos financeiros, um novo alento, já que era uma oportunidade única de retornar àquele teatro, então a casa de ópera mais importante da Europa e onde havia estreado Il Guarany em 1870.

Acredita-se que Gomes tenha recebido o libreto pronto e não pôde interferir na sua escolha. O autor é um certo Mario Canti, cujas origens são até hoje desconhecidas. Vários pesquisadores procuraram em vão descobrir quem seria essa pessoa e chegou-se a especular que seria um codinome do próprio Gomes, o que é improvável, pois ele não dominava tão bem o italiano a ponto de escrever um texto poético.

Após a encomenda, Gomes não teve mais que cinco meses para compor a ópera, que estreou no Teatro alla Scala no dia 21 de fevereiro de 1891. O enredo se desenvolve no século XVII em Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, situada na atual região do Uzbequistão, próxima à fronteira com o Afeganistão. Devido à sua beleza era conhecida como a Roma do Leste ou a Perola do Oriente. Governada pela rainha Odaléa, via-se acossada por um grupo de bandoleiros conhecido como Horda Negra, liderados pelo rebelde Condor. Este se apaixona perdidamente pela rainha, que também se apaixona por ele e este amor, condenado pelas leis de Samarcanda, acaba por levar Condor ao suicídio.

A ópera, em três atos, se inicia com um Prelúdio, no qual vários elementos constitutivos da ópera são apresentados. O primeiro ato acontece nos jardins reservados de Odaléa e na primeira cena aparece Adin, o pagem da rainha, que embora seja um rapaz, é cantado por um soprano. Esta personagem atua na ópera como um comentador dos acontecimentos. Neste primeiro ato, Condor invade o castelo da rainha para declarar o seu amor, causando a ira do povo e do astrólogo da corte, Almazor. Entretanto, Odaléa, para espanto de todos, não o condena à morte, como seria usual.

Já o segundo ato se passa em frente à Mesquita de Omar, onde o povo demonstra sua ira contra as atitudes da rainha. Na cena II surge Zuleida, a mãe de Condor, que tenta chamar o filho à razão contra este insensato amor. Na seqüência, a comitiva de Odaléa é atacada por bandoleiros, mas é salva por um corajoso e incógnito cavaleiro. Ao fim do ato, este se revela ser Condor e a rainha o promove a emir da corte, o que aumenta ainda mais o furor dos sacerdotes e do povo. O terceiro e último ato, inicia-se com o Noturno, um dos trechos mais conhecidos desta ópera. A ação se passa no quiosque real, diante de um lago iluminado pela luz da lua e ao longe se vê a cidade. A primeira peça é o conhecido Monólogo de Odaléa, uma ária, na qual ela reflete sobre seu amor impossível por Condor. Em seguida ele surge e Odalea, não mais resistindo, revela o intenso amor que lhe devota. Condor fica extasiado por, finalmente, ser correspondido e sugere à Odaléa que fujam. Mas é tarde, a rainha mostra a cidade, onde a rebelião se instalou, em chamas. Em pouco tempo chegam os revoltosos para vingar o sacrilégio de Condor. Este, compreendendo que só a sua morte poderia salvar sua amada rainha, suicida-se com um golpe de punhal. O povo recua apavorado enquanto Odaléa mostra o corpo exânime de Condor e diz: agora, Bárbaros, despedacem também meu coração!

Serviço: Apresentação da opera Condor, dias 4, 5 e 6, com a regência Luiz Fernando Malheiro. Sala Luís Otávio Burnier, às 20 horas. As entradas são vendidas no local, ao preço de R$ 20,00. Estudantes, idosos (acima de 60 anos) e aposentados pagam meia entrada. As bilheterias são abertas das 16 às 21 horas, de terça a sábado, e das 10 às 11 horas aos domingos. Mais informações no telefone (19) 3232-4168.    

Compositor:

Carlos Gomes (Campinas, 1836 - Belém do Pará, 1896)

Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa. Carlos Gomes nasceu em Campinas em 1836, e faleceu em 1896. Foi o mais importante operista brasileiro, com carreira de destaque principalmente na Europa. Foi também o primeiro compositor do país a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, uma das mais famosas casas de ópera, em Milão, Itália.

Em 1861, foi cantada, no Teatro da Ópera Nacional, A Noite do Castelo, o primeiro trabalho de fôlego de Carlos Gomes, que constituiu uma grande revelação e um êxito sem precedentes nos meios musicais do país. O Imperador, entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa. Mas foi em 1870 que Carlos Gomes consolidou sua brilhante carreira de compositor, ao apresentar a ópera O Guarani.

 

 

Maestro Luiz Fernando Malheiro

Destaques da Ópera

Dicas para um melhor espetáculo

Mês Carlos Gomes