DESTAQUES DA OPERA


Na apresentação de Condor, a Sinfônica recebe cantores líricos; conheça mais dos músicos que serão destaque no evento que marca a abertura do mês Carlos Gomes

Para as apresentações dos próximos dias 4, 5 e 6, a Sinfônica de Campinas conta com a participação de cantores líricos, que serão destaques na ópera Condor, de Carlos Gomes. O Notas Musicais traz um pouco da carreira de cada um destes artistas.  

Janete Dornellas, soprano

Formada em Canto pela Universidade de Brasília, na classe do baixo Zuinglio Faustini. Cantou, no Brasil, um repertório lírico invejável que inclui Leonora (Fidelio), Lady Macbeth, Turandot, Elettra (Idomeneo), Santuzza, Nedda, Amnéris e Carmen, entre outros, além de recitais de canções brasileiras e música de câmera de diversos Países.

Apresentou diversos recitais nos Estados Unidos, onde também interpretou Carmem (Carmem) com a Townsend Opera Players na California. Estudou com a Maestra Suzana Cardonnet, no Teatro Colón de Buenos Aires e com Franco Iglesias, em Portland, Oregon, onde fez master class com Joan Donerman, pianista preparadora do Metropolitan Opera House.

Ganhou o Terceiro Lugar no VI Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes, no Rio de Janeiro e foi finalista no Ellen Fall Gordon Competition, em Portland, EUA.

É Comendadora da Ordem do Mérito Cultural de Brasília.

Claudia Azevedo, soprano

É graduada pela UFRGS e especializada em canto pelo Conservatorio Superior de Musica del Gran Teatro del Liceo de Barcelona - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina- Madri.

Em Barcelona e Berlin, estudou música de câmara com Dalton Baldwin e Jean Ronald LaFond, e participou de masterclass com Edoard Gimenez, Raquel Pierotti e Viorica Cortez.Foi bolsista da Akademie Bel Canto-Rossini/Opera Festival Wildbad, Alemanha, onde estudou com o tenor Raul Gimenez.

Em 2005 recebeu o 3º Prêmio do Conc. Int. de Canto Bidú Sayão e estreou na ópera "Der Schauspieldirektor" no Teatro S. Pedro de Porto Alegre. Em 2006 realizou recitais na Espanha como convidada dos Amic’s del Gran Teatro del Liceo de Barcelona e estreou na ópera "Der Freichütz" (Weber). Debutou no ROSSINI OPERA FESTIVAL em "Il Viaggio a Reims" como Corinna, com a Orchestra del Teatro Comunale di Bologna e direção de Emilio Sagi, recebendo destaque da crítica internacional especializada (La Razón-Madrid, Revista Opera Actual, etc). Apresentou-se em 2007 com a Sinfônica Municipal de Campinas (oratório "A Criação" /J. Haynd) sob regência de Karl Martin.

Recentemente recebeu o 1º Prêmio do Concurso Nacional de Canto ALDO BALDIN em Florianópolis, onde atuará como Adina na ópera "L’Elisir d’Amore" de Donizetti, e o 1º Prêmio do Concurso Internacional Jovenes Voces Líricas del Teatro Colón de Buenos Aires, onde também debutará como Adina em 2009.

Juliana Parra, mezzo-soprano

A mezzo-soprano Juliana Parra é, atualmente, mestranda na Escola de Ópera da Escola Superior de Música de Stuttgart (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart-Opernschule). Está atuando na Alemanha em concertos e entre seus próximos compromissos encontram-se:

Combatimento de Tancredi e Clorinda, de Claudio Monteverdi, no Teatro Wilhelma em Stuttgart e de Niklaus em Os contos de Hoffmann. No Brasil, atuou nas seguintes produções de opera: O Barbeiro de Sevilha, Carmen, Lucia de Larmmermoor, Macbeth, Elixir do Amor, La liberazione di Ruggiero dall´ísola d´Alcina; em Buenos Aires atuou na ópera Rigoletto e nos EUA na opera Orfeo de Monteverdi, cantando o papel da Messagera. Juliana Parra é também pós-graduada em canto pela Universidade de Indiana (EUA).

Como camerista participou de diversos grupos, como Camena, Capela Ultramarina, Canto Bruto, Quadro Ostinato, Trio Nuove Musiche entre outros. Foi solista das orquestras barrocas América Antiga e Armonico Tributo, trabalhos que culminaram com gravações em cd.

Juremir Vieira, tenor

Natural de Porto Alegre, estudou na escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) com Lory Keller de 1989 a 1994. Seu primeiro papel foi Borsa no Rigoletto de Verdi em 1989. Na mesma época cantou em vários oratórios: Missas em Sol e Dó de Beethoven; Missa de Santa Cecília de Gounod; Dixit Dominus de Vivaldi; Réquiem de Mozart, Réquiem de Verdi e a Cantata de Noel de Saint Saens, gravada em CD no ano de 1994.

Estreou em Brasília, em 1993 com a Traviata de Verdi e em Belo Horizonte com a Sinfonia n.2, Lobgesang de Mendelsson, cantou também a Nona Sinfonia de Beethoven e Carmina Burana de Carl Orff, regidas pelo maestro David Machado. Sua primeira apresentação em São Paulo foi com a Madame Butterfly de Puccini em 1994, sob a regência de John Neschling e mais tarde Eugene Onegin de Tchaikowsky em 1995 e novamente Madame Butterfly em 1999 ambas regidas por Isaac Karabtchevsky.

Ganha, em 1995, o 5th Luciano Pavarotti International Voice Competition, na Philadelphia’s Academy of Music. No mesmo ano interpretou Peri na ópera O Guarany de Carlos Gomes em Florianópolis e o Réquiem de Verdi em Curitiba e no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Cantou em Bucarest o Simon Boccanegra em forma de concerto e fez seu debut em Como, Itália cantando o Rodolfo na Luisa Miller de Verdi. Voltou a Bucarest para o Concerto de Gala e se apresentou em St. Gallen no Nabuco de Verdi, Rosenkavalier de Strauss e Os contos de Hoffmann de Offenbach.


Opera Condor

Maestro Luiz Fernando Malheiro

Dicas para um melhor espetáculo

Mês Carlos Gomes